21 outubro, 2010

Como manter as unhas bonitas e saudáveis!

O médico dermatologista João Carlos Simão,dá dicas para manter as unhas bonitas e saudáveis!

Conheça ações simples que podem evitar desidratação, infecção e até mesmo hepatite.

A maioria das mulheres marca horário para fazer as unhas toda semana. As que não suportam nenhuma lasquinha no esmalte vão a manicure até mais vezes.
Entrevistada -“Eu trabalho com decoração de interiores, trabalho com quadros, colagem, então o esmalte tem que estar renovando de três em três dias, senão começa a lascar”, diz Mariana Orsi.

O dermatologista explica:
Essa é uma falsa impressão, a acetona e o formol, que está na maioria dos esmaltes, inclusive nos escuros, deixam as unhas mais fracas e vulneráveis a infecções provocadas por bactérias e também por fungos, a terrível micose. “É um problema estético, um problema de saúde e também um problema financeiro, porque as medicações para tratamento de micose são caras, e os esmaltes terapêuticos com medicamento para micose também são caros”.

É possível evitar tudo isso sem abrir mão das unhas coloridas. Uma recomendação importante é não abusar das trocas e passar o esmalte só uma vez por semana. Antes de ir até a manicure você mesma pode cuidar da saúde das suas unhas.

Basta remover o esmalte do jeito de sempre e fazer uma hidratação com o creme para as mãos que você tem em casa. O processo deve ser feito pelo menos 24 horas antes de fazer as unhas de novo.

“Nós temos uma atenção especial para a região das unhas e das cutículas, por isso passe uma quantidade maior e deixe o creme absorver nessa região. O creme hidratante porque ele restaura a barreira de proteção da pele e evita infecções”, garante o dermatologista.

Se puder, leve o seu alicate, e um kit de casa com cortador de unha, lixa, afastador de cutícula e palitinho para eliminar sobras de esmalte. Assim você se protege contra doenças como a hepatite.

Outra dica é pedir para a manicure evitar movimentos bruscos na hora de tirar a cutícula. “É preciso tirar suavemente a cutícula, sem pressionar a matriz. É um movimento delicado que não causa traumas na unha, isso deixa a unha saudável”, explica.

O médico dermatologista João Carlos Simão deu orientações num bate papo, leia na íntegra:

Frequência
O ideal para quem precisa e gosta de fazer a unha sempre, é deixá-la ‘respirar’ sem esmalte pelo menos uma semana por mês. Todo esmalte contém formol e essa substância com o tempo, se usada com muita frequência, pode desidratar a unha e ocasionar outros danos.

Cutícula
A cutícula é uma proteção para a pele e à matriz da unha. Esteticamente, como é costume tirar, o ideal é fazer de maneira suave, sem pressionar, removendo apenas o excesso. Caso haja cortes, é preciso ter muito cuidado com a cicatrização, pois ali é uma porta aberta para instalação de fungos e bactérias.

Crianças
O ideal é usar esmalte infantil até os 12 anos de idade, pois a unha que já é frágil, pode ficar ainda mais e quebradiça também, inclusive com alteração definitiva. Eles não contém formol e saem facilmente com água e sabão.

Higiene
Quem costuma fazer a unha no salão, deve observar se o material é bem esterilizado, fora isso não tem problema. Alguns ítens, como as lixas, por exemplo, devem ser descartáveis e, se possível, a pessoa deve levar seu alicate pessoal. Importante que ele seja esterilizado em autoclave. Em casa, limpar tudo bem direitinho também e pode esterilizar com álcool a 70%.

Esmaltes escuros
É mito que o esmalte escuro fortalece a unha. Ele apenas forma uma camada protetora e evita que agentes externos agridam as unhas, como os produtos de limpeza, por exemplo. A cor, na verdade, não faz diferença nenhuma.
O esmalte não fortalece, ao contrário, dependendo da frequência das trocas, ele pode enfraquecer.

Unhas esbranquiçadas
Unhas esbranquiçadas ou que esfarelam, geralmente, são sinais de infecção por fungo, as conhecidas micoses de unha. O ideal é procurar um dermatologista e fazer os exames de cultura.

Unhas quebradiças
As unhas quebradiças, além das causas locais, ocasionadas por uso frequente de esmaltes, estão associadas a outras doenças, como anemia ou deficiência de ferro durante a menstruação ou tiroide. No período da menopausa, acontece pela queda do estradiol, que é um hormônio feminino, e por isso também é aconselhado a reposição.
Todos os esmaltes disponíveis no mercado passam pelo aval da Anvisa e têm concentração mínima de formol. Pessoas que têm as unhas frágeis podem usar esmaltes hipoalergênicos, o problema é que eles fixam menos, então a durabilidade é menor.

Manchas brancas
São ocasionadas por alguns traumas na matriz, onde nasce a unha, alguma batida, alguma cutícula mais pressionada, aquela lesão vai caminhar por toda a unha até ser eliminada.

Ondulação
Pode acontecer por duas causas: ou pela retirada incorreta da cutícula ou por alguma doença sistêmica, como infecção ou hipotiroidismo. O ideal é procurar um médico, mas, em geral, a cura costuma ser fácil.

Hidratação
Os hidratantes que existem no mercado são bons, a dica é escolher aqueles mais espessos porque a queratina da unha é forte e não permite penetração tão facilmente. O ideal é passar à noite, antes de dormir.

Unhas postiças
Não fazem mal algum, o problema é que algumas pessoas têm alergia à cola e neste caso é só suspender o uso.


Fonte:http://g1.globo.com
Edição do dia 19/10/2010

Nenhum comentário:

Postar um comentário