02 outubro, 2010

ABRAPAN - Associação Brasileira de Produtos Artesanais, Naturais e Bem estar.

Atenção: Evite comprar cosméticos com os princípios ativos abaixo:

Consultei no site da Abrapan (www.abrapan.org.br) a lista de substâncias inseguras encontradas em cosméticos.

Abaixo segue uma relação de ingredientes danosos que costumam integrar a maioria dos produtos cosméticos.

Parabeno- É um tipo de conservante utilizado pelas indústrias de cosméticos para conservar em maior escala o tempo dos produtos. O médico Samuel Epstein- primeiro especialista a levantar os riscos que o parabeno oferece- em seu livro “Unreasonable Risk” considera que essa substância estimula o aparecimento do câncer em pessoas com predisposição à doença.

Diazolidinyl Urea- Essa substância pode ser encontrada em cosméticos como: maquiagem facial; cremes para unhas, cabelo, pele como também pós-barba. Esse conservante possui formol que pode causar câncer.

Agrotóxicos- São definidos como quaisquer produtos de natureza química, física e biológica que possuem a finalidade de exterminar pragas ou doenças que ataquem as plantações agrícolas. Os defensores do uso de agrotóxicos os chamam de “defensivos agrícolas”, mas na verdade o potencial prejudicial ao próprio alimento que está sendo cultivado é enorme. E afeta negativamente tanto a saúde humana quanto o solo, os lençóis freáticos, contaminando o meio ambiente, sem contar que diminui a qualidade dos vegetais consumidos.

Lauril Sulfato de Sódio- Presente nas formulações de xampu, é uma espécie de detergente muito usado, pois além de formar espuma é um composto barato. Porém, comparado com outros detergentes, é o campeão diante das desagradáveis irritações. O uso desse componente nas lavagens diárias dos cabelos, causam danos aos fios. Esses danos geram a fraqueza e a aparência quebradiça dos cabelos.

Chumbo- compõe o corante das tinturas, para escurecer os cabelos – pode causar anemia, alterações fisiológicas e do comportamento.

Amônia- usadas em tinturas (para abrir as cutícula e facilitar a penetração dos corantes no fio de cabelo), produzem queimaduras cáusticas e irritação das vias aéreas.

PPD (corante)- a exposição contínua a este corante pode levar à sensibilização da pele, nos olhos, pode provocar a perda permanente da visão; No meio ambiente é considerado muito tóxico para organismos aquáticos.

Resorcinol (corante)- irritante cutâneo e respiratório.

Água oxigenada- usado para remover o pigmento natural do cabelo para ser substituído pela cor das tinturas, muda a estrutura dos fios e torna os cabelos mais frágeis, deixando-os quebradiços e sem brilho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário