24 agosto, 2010

Essa é pra quem gosta de tatuagem, piercing e maquiagem definitiva

Prefeitura vai exigir cadastro de tatuadores
Categoria terá que se inscrever na Vigilância: medida também vale para quem aplica piercing e faz maquiagem definitiva.
Os tatuadores da cidade de São Paulo terão que se cadastrar na prefeitura para exercer a profissão. Senão, serão considerados irregulares. A obrigatoriedade, que também vale para aplicadores de piercing e maquiagens definitivas, está em um projeto de lei aprovado na Câmara Municipal no dia 18 de agosto e segue para sanção do prefeito Gilberto Kassab (Dem).

Além da inscrição no Cadastro Municipal de Vigilância Sanitária, a proposta determina que todo profissional terá que vestir "aventais limpos, máscaras e luvas descartáveis de uso único", além de óculos de proteção. Esses acessórios também deverão ser usados pelos assistentes do estúdio.

Segundo Dalton Silvano, autor do projeto, a fiscalização será feita pela Secretaria de Saúde, que poderá lacrar os estabelecimentos infratores. Para Janser Tattoo, diretor do Setap-SP, o sindicato dos tatuadores, a lei é tardia: "Isso deveria estar valendo há muito tempo, para proteção de quem é tatuado". A categoria já precisa de inscrição na Secretaria da Saúde.

Na matéria não diz, mas também é fundamental usar protetores descartáveis para os aparelhos bem como uma autoclave para esterilização dos materiais.

Você que gosta de tatu, maquiagem definitiva e afins, exija, afinal a contaminação acontece sem perceber!

Fiquem atentos!
Fonte: Jornal MTV na rua

Um comentário: