06 março, 2011

Você sabe pra que serve a Vitamina D?

O mistério da vitamina D

O que está comprovado sobre a vitamina D é sua importância na saúde dos ossos. Ela controla a absorção de cálcio. Quando está abundante no sangue, participa da fixação de cálcio no esqueleto. Quando falta, faz o contrário: retira cálcio dos ossos e os enfraquece. Se essa deficiência perdura, o futuro pode trazer a osteoporose.

A maior parte da vitamina D usada pelo corpo humano é produzida na pele, pelo contato com a luz do sol. Ninguém precisaria se preocupar em ingerir nada. O problema existiria para os idosos, porque eles perdem gradualmente a capacidade de produzir vitamina D. Nos países com baixos índices de insolação, há carência da vitamina nos mais jovens.

Mas será que todo mundo precisa das pílulas de vitamina D? Bastaria meia hora ao ar livre no começo da manhã ou no fim da tarde, três vezes por semana, para produzir o suficiente. Mas o uso de protetor solar e o estilo de vida confinado a quatro paredes podem estar reduzindo essa produção. Acredita-se que um protetor com fator de proteção 15 diminua a disponibilidade da vitamina em 98%. Num estudo feito em São Paulo com 603 pessoas entre 18 e 90 anos de idade, 77,4% dos indivíduos apresentaram falta de vitamina D após o inverno e 39,6% após o verão.

Para conseguir mais vitamina D sem ganhar um câncer de pele, a dica dos médicos é escapar para um passeio, sem filtro solar, nos horários de sol ameno. Se você tiver dúvidas sobre sua capacidade de sintetizar a vitamina, fale com o médico. Ele pode resolver o dilema com um exame.

Então, cuidado com a osteoporose!

Fonte: http://revistaepoca.globo.com

HIDRATAÇÃO

Dicas de Sucos.
No verão, manter o corpo hidratado é uma garantia de bem-estar!

Perdemos água naturalmente, não só pelo suor, mas também pela excreção e respiração. Com as temperaturas em elevação, a perda da água se intensifica e pede sua atenção.
Recomenda-se ingerir 35ml de água por quilo de peso. Um adulto com 70kg deve consumir, portanto, cerca de 2,5 litros de água por dia. Para que o consumo correto passe a fazer parte de seu cotidiano, faça as contas da quantidade ideal para você. No início, será necessário contar quantos copos de água já foram ingeridos. Depois, esse cuidado transforma-se em hábito e incorpora-se à sua rotina.
Quando sentimos sede, já estamos desidratados, de acordo com especialista em saúde. A ingestão de líquido deve começar antes da sensação de sede. Aliada ao consumo de fibras, a água contribui ainda para o bom funcionamento de seu intestino e para manter a boa forma.
O consumo adequado de água pode ajudar também no controle de peso, não por manter o estômago cheio, como alguns acreditam, mas porque o centro de sacidade no cérebro fica próximo ao centro de controle da sede, o que pode provocar confusão: em vez de sentirmos sede, sentimos fome. Quando você está hidratado, evita esse tipo de mal entendido.

Tenha uma garrafinha de água no trabalho, uma em casa e, se preciso, leve outra na bolsa. Assim, fica mais fácil hidratar-se corretamente.
Os sucos também podem ajudar a manter a hidratação do corpo. Além de gostosos, você pode contar com as propriedades funcionais de alguns de seus ingredientes.

Dicas de sucos

Xô, inchaço!
Melão, Maça Verde, Limão e Erva Cidreira - diurético,+ fibras insolúveis "que auxiliam no bom funcionamento do intestino".
Bata no liquidificador - 2 talos de capim cidreira com 200ml de água, coar. Junte com 1/2 melão de redinha picado em cubos, 1 maça verde picada e 1 colher (sopa) de suco de limão.Bata no liquidificador e pronto.

Beleza total
Melancia (rica em água), Morango (rico em vit. C, antioxidante natural auxilia no combate de radicais livres, retardando o envelhecimento da pele), Água de coco (repõe água e minerais perdidos por meio o suor como sódio, potássio e fósforo) e Manjericão.
Bata 2 fatias de melancia picadas e sem sementes, 10 morangos limpos, 15 folhas de manjericão e 1 xícara (chá) de água de coco (200ml) no liquidificador até obter um suco homogêneo.